Vem aí a mãe de todas as listas do cinema

Custom Search
Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 7 de março de 2012


A pontualidade britânica não falhará, para a alegria de fãs de cinema espalhados pelo mundo:a revista inglesa "Sight & Sound", publicada pelo venerando British Film Institute (BFI), já colocou na rua a sua sétima pesquisa internacional para chegar aos principais filmes da história (feita sempre a cada 10 anos).
A data de divulgação, no entanto, ainda é incerta. Em 2002, quando a enquete foi realizada pela última vez, a pesquisa saiu na edição de setembro da "Sight & Sound", que começou a circular em agosto, com quatro Top Ten (melhores filmes e cineastas segundo dois júris -- um de críticos, escritores e pesquisadores, e o outro de diretores) e todos os 253 votos.
Para despertar a salivação da rapaziada, o BFI e a "Sight & Sound" começaram o "esquenta" para a eleição. Nas salas do BFI instaladas às margens do rio Tâmisa, em Londres, sessões especiais reprisam potenciais candidatos a entrar na lista. Na versão impressa e no site da revista, artigos lembram filmes que poderiam chegar ao Top Ten.

Na edição de março, por exemplo, um ensaio assinado por B. Kite especula sobre a possível inclusão de"Cidade dos Sonhos" (2001), de David Lynch, que foi objeto de uma retrospectiva encerrada em fevereiro no BFI. No mês anterior, Graham Fuller defendeu a candidatura de "L'Atalante" (1934), de Jean Vigo, que esteve nas listas de 1962 e 1992.
O primeiro Top Ten, feito em 1952, trouxe "Ladrões de Bicicleta" (1948), de Vittorio De Sica, em primeiro lugar, seguido por uma dobradinha de Charles Chaplin, "Em Busca do Ouro" (1925) e "Luzes da Cidade" (1931), empatada no segundo posto. "Cidadão Kane", então uma criança, com apenas 11 anos de idade, nem mesmo aparecia entre os dez melhores.
O clássico de Orson Welles tomou a dianteira na eleição de 1962, e lá permaneceu nas de 1972, 1982, 1992 e 2002. Seus colegas de pódio, no entanto, têm variado. "A Regra do Jogo" (1939), de Jean Renoir, é o de melhor desempenho. Foi 10º em 1952, 3º em 1962, e vice-campeão em 1972 e 1982.
Na pesquisa de 1992, a primeira em que a votação foi desmembrada, o filme de Renoir manteve o 2º lugar entre os críticos, mas não apareceu entre os 10 preferidos dos diretores. Em 2002, chegou em 3º entre os críticos e em 9º entre os diretores.
"O Encouraçado Potemkin" (25), de Sergei Eisenstein, é outro que pontua desde o início. Foi 4º em 1952, 6º em 1962, 3º em 1972, 6º em 1982 e 1992 (entre os críticos). A maior ameaça recente ao reinado de "Kane", no entanto, foi "Um Corpo que Cai" (58), de Alfred Hitchcock, que ficou apenas cinco votos atrás (46 a 41) entre os críticos em 2002.
Os diretores deram ao filme de Welles uma vantagem maior, 42 a 28, sobre o segundo colocado, "O Poderoso Chefão" partes I (1972) e II (1974), de Francis Coppola.
Confira as quatro listas de 2002 e comece a fazer seus palpites para a de 2012:
OS MELHORES FILMES SEGUNDO OS CRÍTICOS
1. "Cidadão Kane" (1941), de Orson Welles
2. "Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock
3. "A Regra do Jogo" (1939), de Jean Renoir
4. "O Poderoso Chefão", partes I (1972) e II (1974), de Francis Coppola
5. "Contos de Tóquio" (1953) , de Yasujiro Ozu
6. "2001, uma Odisseia no Espaço" (1968), de Stanley Kubrick
7. "O Encouraçado Potemkin" (1925), de Sergei Eisenstein, e "Aurora" (1927), de Friedrick Wilhelm Murnau
9. "Oito e Meio" (1963), de Federico Fellini
10. "Cantando na Chuva" (1951), de Gene Kelly e Stanley Donen
OS MELHORES FILMES SEGUNDO OS DIRETORES
1. "Cidadão Kane" (1941), de Orson Welles
2. "O Poderoso Chefão", partes I (1972) e II (1974), de Francis Coppola
3. "Oito e Meio" (1963), de Federico Fellini
4. "Lawrence da Arábia" (1962), de David Lean
5. "Dr. Fantástico" (1963), de Stanley Kubrick
6. "Ladrões de Bicicleta" (1948), de Vittorio De Sica, "Touro Indomável" (1980), de Martin Scorsese, e "Um Corpo que Cai" (1958), de Alfred Hitchcock
9. "Rashomon" (1950) e "Os Sete Samurais" (1954), ambos de Akira Kurosawa, e "A Regra do Jogo" (1939), de Jean Renoir
OS MELHORES CINEASTAS SEGUNDO OS CRÍTICOS
1. Orson Welles e Alfred Hitchcock
3. Jean-Luc Godard
4. Jean Renoir
5. Stanley Kubrick
6. Akira Kurosawa
7. Federico Fellini
8. John Ford
9. Sergei Eisenstein
10. Francis Coppola e Yasujiro Ozu
OS MELHORES CINEASTAS SEGUNDO OS DIRETORES
1. Orson Welles
2. Federico Fellini
3. Akira Kurosawa
4. Francis Coppola
5. Alfred Hitchcock
6. Stanley Kubrick
7. Billy Wilder
8. Ingmar Bergman
9. Martin Scorsese, David Lean e Jean Renoir